A Internet é o mundo. Cada vez mais a utilizamos para fazer tudo: comprar, vender, aprender, entreter e ser entretido. Com isso, novas preocupações vão sendo adicionadas no nosso dia a dia, como por exemplo o quão seguros estão meus dados nos sites que participo? Além disso, há quem diga que, se está na internet, não tem dono. Sabemos que não é bem assim.
Nas últimas semanas, o ficdom foi abalado por essas duas questões. Um site que copiou em massa trabalhos publicados em plataformas de leitura. Além disso, usuários disseram que tiveram seus dados roubados ao verificarem se sua história estava neste site.
O Fanficast investigou e mostrou alguns detalhes desse caso em uma thread no twitter. Mas, quisemos ir além disso e conversar mais a fundo sobre segurança na rede. Por isso convidamos o Zé, do Coletivo Encripta, para nos explicar como podemos manter nossos dados e trabalhos bem guardados, evitando dores de cabeça no futuro.

 Download | Feed | Spotify | Deezer

Siga o Fanficast no Facebook, no Twitter e no Instagram! Não se esqueça de assinar nosso feed e assine o nosso canal no YouTube! Quer conversar com a gente? Mande um e-mail para: contato@fanficast.com.br

Seja um padrinho ou madrinha do Fanficast! Colabore com a gente através do nosso Padrim!

Ajude o Fanficast a conhecer melhor o seu público. É só responder umas perguntinhas no Google Forms. É rapidinho! :)



Mande sua história para o nosso Concurso de Leitura de Sinopses! Veja as regras aqui.

Citados no episódio:
Web Wayback Machine
Sleeping Giants Brasil
Have I been pwned?
Firefox Monitor
Tor Project
Criptogoma

Entre em contato com o Zé através do e-mail: zeriseup@riseup.net

Leia as nossas fanfics e originais:
Wattpad, Sweek e  Fanfics da Ana (Nyah e Fanfiction.net)
Fanfics da Nana


Edição de Áudio: Ana Rosa Leme
Trilha Sonora: Nana Castro

  • Share

Comments