Concursos

Regras de submissão de resumos de fics

Olá, pessoas!

Vamos lá tirar suas dúvidas sobre o nosso cantinho de recados e compartilhamento de histórias! Se você é novo por aqui,  antes do episódio começar, costumamos tirar um tempinho para recomendar sinopses de fanfics, sejam da equipe do fanficast ou dos ouuvintes!

Sim, você pode ter sua fic divulgada no Fanficast! Para facilitar as coisas, criamos este post com as possíveis dúvidas que você possa ter.

Então, vamos lá!

1. COMO PARTICIPAR:

Basta você enviar um email para contato@fanficast.com.br com o assunto "Leitura de sinopse" + o link da sua fanfic na mensagem. Você também pode anexar um áudio, de até 30 segundos,  em formato wav, sem trilha sonora ou efeitos sonoros de qualquer tipo. A fanfic em questão deve ser de sua autoria.

O envio de sinopses é contínuo. Avaliaremos todos as histórias enviadas até o dia da gravação. Os resumos/áudios ganhadores serão lidos/lançados no programa seguinte! Por isso, se você ouviu o Fanficast e viu que sua fanfic não foi selecionada, você pode enviá-la para gente de novo!

2. O QUE DEVO ENVIAR NA MENSAGEM/ ÁUDIO?

Você pode nos mandar um "oi" se quiser, mas, obrigatoriamente, a mensagem de seu e-mail deve conter o link da fanfic. Caso o site em que a história esteja hospedada não forneça título da fic, seu nome de escritor(a), sinopse, classificação etária ou fandom (se fanfic), informe-os no corpo da mensagem. Quem enviar áudio também deve colocar o link da fanfic na mensagem do e-mail, pois sem ele não será possível realizar o hiperlink para a fanfic aqui no site quando lançarmos o episódio.

No áudio, não há um fórmula padrão para você apresentar sua fanfic.Você pode fazer uma dramatização, uma propaganda da sua fic, uma conversa com o ouvinte... solte a sua imaginação! Porém, há algumas informações básicas sobre a sua história que você precisa comunicar: título da fic, seu nome de escritor(a), sinopse, classificação etária ou fandom (se fanfic ou se é original) e se há algum aviso (e quais são).

3. POSSO MANDAR MAIS DE UMA SINOPSE?

Sim. Porém, saiba que a sessão de divulgação de fanfics vai continuar por alguns episódios e você poderá enviar outros resumos futuramente! Se você se decidir por mandar mais de uma sinopse, há a possibilidade de ambas serem lidas, mas em caso de empate, o critério para resolução será em favor do(a) autor(a) diferente. Mesmo que sua sinopse não seja lida no próximo programa, ela não deixa de ter chances!

4. QUAL CLASSIFICAÇÃO VOCÊS ACEITAM?

Não há restrições quanto a isto. Desde que a classificação seja especificada na mensagem (ver item 2) e que o resumo não apresente conteúdo explicito (18+), não há problemas :)

5. QUAL GÊNERO/FANDOM VOCÊS ACEITAM?

A fanfic pode pertencer a diversos gêneros, como: ação, angst, amizade, comédia, drama, deathfic, hentai, shonen-ai, songfic, yaoi (slash), yuri (femme slash) etc. Também pode pertencer a qualquer fandom (anime/mangá, filmes, HQs, livros, jogos, séries etc). No entanto, não aceitaremos fanfics que reforcem qualquer tipo de preconceito e/ou romantizem relações abusivas, pedofilia e/ou estupro.
Sempre verifique se o concurso de leitura de sinopses para o qual você vai enviar sua história não é temático. Caso seja, nós aceitaremos apenas as histórias que contemplem o tema solicitado.

6.TENHO UMA HISTÓRIA EM DOIS SITES OU MAIS. O QUE FAÇO?

Nos envie os links e nos informe que se trata da mesma história e ainda qual link deseja que seja usado no episódio.

7. PODE HISTÓRIA ORIGINAL?

Sim. Seja fanfic ou original, nós queremos que boas histórias sejam conhecidas! No caso de originais é preciso apenas que ela já esteja publicada em algum site.

Uma dica (pra vida) que damos para quem escreve originais é sempre registrar sua obra na Biblioteca Nacional para evitar problemas futuros. ;)

*Não nos responsabilizamos por plágio cometido por terceiros.

8.A FANFIC PRECISA ESTAR TERMINADA?

Não. Apenas confira se o que você tem em mente para o desenrolar da história não vai contra as restrições no item 5.

9.QUANTAS SINOPSES VOCÊS VÃO ESCOLHER?

O número de sinopses lidas nos episódios do Fanficast pode variar. Para a seleção, dependemos de fatores como: tempo disponível para a duração da sessão do ouvinte, qualidade e quantidade dos textos recebidos. Nós também  não garantimos que sempre poderemos divulgar os áudios na íntegra. Há a possibilidade deles precisarem ser editados (cortados) por questões técnicas ou adequarem-se ao tempo disponível do episódio.

10.POSSO ENVIAR O RESUMO DE UMA RIPAGEM QUE EU FIZ?

Ripagem é um assunto polêmico, mas, para além da questão moral, nossa linha de raciocínio é a seguinte: estamos pedindo que pessoas nos mandem sinopses de histórias que elas mesmas escreveram. Como a ripagem depende diretamente de um texto que foi escrito por uma outra pessoa para acontecer (e este texto está lá na íntegra) não podemos autorizar a participação na sessão de divulgação.

A todas (os) que escutam, curtem e comentam no Fanficast, o nosso muito obrigada!